terça-feira, 20 de outubro de 2009

Terceira Formação Gestar




A terceira formação com os professores de Língua Portuguesa do Programa GESTAR II no Município de Cascavel-Ceará, aconteceu nos dias 05 e 06 de Outubro de 2009. Sendo a mesma realizada no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e do Desporto - SEMED, com 57 professores do 6º ao 9º ano.
Após a acolhida e leitura da agenda apresentamos o slide/mensagem: “O conhecimento”. Foi um momento de reflexão sobre nossos saberes e práticas relacionados à vida e ao trabalho desenvolvido por nós professores. Na sequência houve a socialização das transposições didáticas referentes às unidades 9 e 10 do TP3: Um momento “rico” para troca de experiências, a maioria dos cursistas escolheram os Gêneros: Fábulas e Biografia para trabalharem. Alguns cursistas trouxeram os relatos prontos em pen drives com registros (fotos) das atividades (conteúdos) desenvolvidas. Ficou evidente a experiência de cada um, as dificuldades e facilidades para realizar o trabalho com o aluno.
O 3º encontro baseou-se na classificação, compreensão e características dos Gêneros Textuais e Tipos Textuais. Sendo os Tipos Textuais melhor analisados, pois algumas nomenclaturas e características do (Injuntivo, Preditivo e Expositivo) eram ainda desconhecidos por alguns. Com o estudo realizado verificou-se clareza entre os cursistas, ficando perceptível que em um único Gênero há a possibilidade de existência de diversos Tipos Textuais.
Dando continuidade formamos grupos de estudo onde foi pedido para elaborarem uma síntese das características dos Tipos Textuais, em seguida houve a análise do Poema: A Pesca; onde os mesmos reescreveram o texto em diferentes tipos. Grupo 1- Narrativo; Grupo 2- Descritivo; Grupo 3- Injuntivo; Grupo 4- Dissertativo Argumentativo e Grupo 5- Dissertativo expositivo. Logo após houve a apresentação dos grupos em plenária.
Iniciamos à tarde com uma dinâmica de Ginástica Laboral, depois fizemos mais um trabalho de grupo (cada grupo produziu um texto com base nas referencias do texto lido: A CASA). Grupo 1- Vender a casa; Grupo 2- Comprar a casa; Grupo 3- Tentar tombar a casa; Grupo 4- Roubar a casa; Grupo 5- Alugar a casa. Essa atividade foi muito interessante para os professores, pois na socialização eles mostraram-se interessados em realizá-la com os seus alunos. E o ultimo trabalho do dia foi ler e analisar o texto: O salário mínimo, de Jô Soares, (A sala foi dividida em dois grupos, onde o grupo 1 iria enumerar argumentos para que o texto fosse considerado um exercício de redação escolar, e o grupo 2 iria enumerar argumentos que mostrassem que não se tratava de um exercício escolar), finalizamos com um debate oral sobre as duas posições.
Pontos positivos: - Professores dispostos, interessados e motivados;
- Metodologias e informações interessantes.
Pontos negativos: - Alguns não trouxeram as atividades de casa;
- Alguns cursistas não compareceram e não justificaram.

Finalizamos o encontro com a avaliação dos cursistas, que apresentaram resultados satisfatórios e as discussões tem sido importantes para o andamento positivo do curso GESTAR II, ficando marcado a próxima oficina para os dias 22 e 23 de Outubro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário