terça-feira, 20 de outubro de 2009

Segunda Formação Gestar




A segunda oficina com os professores de Língua Portuguesa do Programa GESTAR II no Município de Cascavel-Ceará, aconteceu nos dias 05 e 06 de Setembro de 2009. Sendo a mesma realizada no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e do Desporto - SEMED, com 57 professores do 6º ao 9º ano.
Iniciamos a oficina com uma acolhida em slide, música “O Sal da Terra” de Beto Guedes, onde alguns docentes fizeram uma reflexão através de comentários, socializamos os trabalhos de casa, onde os mesmos relataram suas experiências relacionadas às atividades propostas nos avançando na prática aplicada com seus alunos. Dando continuidade os professores apresentaram em plenárias as atividades de casa, em seguida fizemos a leitura compartilhada do texto “Gaiola e Asas” de Rubens Alves, onde foi respondido em grupos um questionamento sobre o papel do professor de Língua Portuguesa, logo após houve a apresentação em plenária. Prosseguimos com o estudo da TP3, unidade 10, trabalhando com os Gêneros textuais, sessão 1 e 2, usamos a mesma metodologia do trabalho de grupos.
Iniciamos à tarde com uma dinâmica de Ginástica Laboral, depois fizemos os trabalhos de grupos para apresentar sugestões de atividades com os gêneros literários e não literários, onde houve uma integração maravilhosa dos cursistas. Apresentamos em slide a Matriz de Referência dos Descritores do 9º ano de Língua Portuguesa, onde fizemos uma relação com a avaliação diagnóstica de entrada do GESTAR II, tendo em vista que o nosso Município está aplicando as avaliações do 6º ao 9º ano.
Finalizamos o encontro com a avaliação dos cursistas, que mostraram se motivados e acharam tudo muito proveitoso, ficando a próxima oficina marcada para os dias 05 e 06 de Outubro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário