terça-feira, 20 de outubro de 2009

Primeira Formação Gestar

A primeira formação com os professores de Língua Portuguesa do Programa GESTAR II no Município de Cascavel-Ceará, aconteceu no dia 27 de Agosto de 2009. Sendo a mesma realizada no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e do Desporto, com 61 professores do 6º ao 9º ano.
A abertura da formação foi realizada pelo Secretário de Educação, Professor Antonio Clementino dos Santos Filho, onde saudou os docentes desejando a todos boas vindas e disse que depende de cada um de nós, professores, produzir ações que ajudem a construir uma nova educação, e que a formação docente é um dos pontos fundamentais para uma aula de qualidade. Em seguida a Assessora de Formação Professora Marineide Clementino Braga, agradeceu a presença dos professores pela adesão ao Programa GESTAR II no Município, onde os mesmos teriam oportunidades de interagir, socializar e refletir sobre suas experiências e práticas pedagógicas. As professoras Formadoras Cláudia Silva do Nascimento e Eliane Barbosa de Paula Pereira desejaram boas vindas a todos e disseram que o objetivo do Gestar é criar nos professores uma cultura de estudar, que o professor precisa estar atualizado, utilizar novos métodos, tornando assim a aula atraente, buscando um novo espaço pedagógico. E que aproveitassem ao máximo, essa oportunidade de compartilhar suas experiências passando para os colegas seus conhecimentos de sala de aula.
Dando continuidade ao encontro houve a apresentação dos cursistas, onde os mesmos se identificaram e disseram o nome da escola em que trabalham. Em seguida fizemos a acolhida com a música/slide: Sonhos e Grandezas, e após os comentários prosseguimos com o filme “Cidade dos Homens, trecho a Coroa do Imperador” com o objetivo de sensibilizar os professores/cursistas a adequar os conteúdos a realidade dos discentes. Depois ocorreu a apresentação do Programa GESTAR II, demonstrando os parceiros, responsáveis, objetivos e as informações necessárias para o desenvolvimento e concretização do curso. Logo após entregamos o kit do cursista e apresentação do mesmo, onde os professores aproximaram-se da organização dos TP’s e AAA’s.
Iniciamos à tarde com uma dinâmica de Ginástica Laboral, depois fizemos uma leitura compartilhada do TP3, onde houve a divisão dos grupos e os encaminhamentos dos trabalhos dirigidos. Nesta atividade os professores relataram suas experiências em sala de aula. Foram trabalhados os gêneros textuais através de metodologias que os mesmos criaram para demonstrar o assunto em estudo e apresentados em plenária.
Finalizamos o encontro com a avaliação dos cursistas, onde foi sugerida por eles a divisão em duas turmas, pois o aproveitamento seria melhor e o espaço oferecido era pequeno para a quantidade de professores desenvolverem as atividades em grupos. Foram muito produtivos os trabalhos realizados, demonstrando que estamos caminhando de maneira satisfatória. Ficando o próximo encontro (oficina) marcado para o dia 15 e 16 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário