terça-feira, 20 de outubro de 2009

ARQUITETURA E ATRATIVOS

Além da riqueza natural de suas praias, Cascavel apresenta um forte traço cultural, arquitetônico e histórico, evidenciado por construções antigas, manifestações religiosas, artísticas e populares e forte habilidade com o artesanato.
A Igreja Matriz e a capela de São Francisco das Chagas são os dois grandes ícones culturais do município. Atraem centenas de fiéis em todas as celebrações. A estátua de Nossa Senhora do Ó, escultura que virou marco da história da cidade, localiza-se ao lado da praça de mesmo nome. Antigamente, existia uma capela em homenagem à santa, construída pelos franceses.
A feira de Cascavel é outro indicador importante para o município. É a segunda maior do nordeste, ficando atrás somente da feira de Caruaru, em Sergipe. A feira de São Bento oferece os mais diversos tipos de produtos. Variando do hortifrutigranjeiro, artesanato, vestuário, calçados e utensílios a comidas típicas. A feira demanda um grande número de visitantes para a cidade e é um forte impulsionador da economia local.
O Mercado Público é explorado pelos moradores da zona rural, comerciantes da capital e dos vários municípios vizinhos. Aberto diariamente das 04h30min às 18h. O maior produto de venda são carnes e verduras.
O Pólo Artesanal de Cascavel, situado na entrada da cidade, é visitado por turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo. O lugar reúne as variadas tipologias do artesanato de Cascavel. As mais procuradas são as peças de barro e cipó, destacando-se ainda a renda, a palha e o labirinto. O cipó-de-fogo é um produto típico de Cascavel, mais especificamente da localidade da Bica. São diversos os produtos, comercializados internacionalmente, tais como sofás, armários, conjuntos de cadeira, molduras e enfeites de casa e jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário